domingo, 27 de maio de 2012

O fênomeno do paganismo e alienação

O paganismo é um fenômeno antigo, que aos poucos se estabeleceu em vários grupos da sociedade.
Reflete uma maneira especifica de pensar. Nos Evangelhos Cristãos, Jesus aparece advertindo os seus discípulos a não serem como os pagãos (ou gentios) que rezam repetindo as orações.

A dinâmica toda que Jesus enfrentava era a de que as pessoas pudessem perceber e aceitar a Boa Nova (O Evangelho). O que é a Boa Nova? É o próprio Espirito da Palavra de Jesus, A Verdade e o Amor estampado em sua presença! A Sabedoria e a Coragem que Ele representa, e a necessidade de uma mudança radical no coração e na mente humana.

Os pagãos tinham suas formas ritualísticas de adorar os seus ídolos. Repetiam suas orações como forma de encantamento que lhe pudessem trazer um tipo de poder sobrenatural ou uma experiencia extática.

Porém Jesus ensinava de outra forma. Ele trazia em si a presença do Deus VIVO. Ensinava que a oração devia ser lúcida, com pureza de coração - e em segredo. A oração não é dirigida para fora. Não é uma fórmula mágica a ser repetida. Não busca contato com espiritos estranhos, ou favores. Não busca algo que está fora de nós. Se assim fosse, seria uma alienação. A Verdadeira oração Cristã se volta para dentro de nós, e se reflete num silêncio interior sereno, mais uma entrega do que um pedido. Mais sintonia do que favores ou poderes. É nesse estado de completa renúncia e ausência de busca, que A LUZ de Deus se manifesta naquele que tem fé. É uma integração saudável do Ser. Nessa Luz nossos erros e desvios são revelados. Nesta Luz, estamos despidos, expostos em nossa nudez, sem o pedestal de nossas noções egoístas. Assim é feita a nossa reconciliação. Assim é feito a mudança de pensamento (metanóia) - traduzida como 'arrependimento'.

 A verdadeira devoção está no sentido de doar-se, despir-se de seus pertences (razões, noções e prazeres individuais) para ser um com Deus. Da mesma forma, Jesus advertia para que a oração não fosse anunciada da boca para fora. Mais ainda, dizia: "que mão direita não saiba o que a mão esquerda faz". A intenção é pura, não ostenta, não busca resultados - antes confia, aceita e entrega.

Nos dias atuais, o paganismo se reflete como um fenômeno típico de alienação do Ser Original de um Espirito humanizado. Em verdade, o indivíduo que é pagão não conhece a Graça, nem o Espirito do Evangelho. Até mesmo nos meios religiosos as pessoas tendem a cair nesse engano.

Na ausência de coragem e criatividade para Ser quem se É,  a corrente mundana ganha a cena. Aquilo que já é pronto e estabelecido dita o rumo e reações e situações. Se a pessoa não tem consciência de si, perde o que é mais valioso e próprio.

 A Voz original, a verdadeira vocação - é substituída por um discurso desconectado do seu Verdadeiro Ser. Pode ser um discurso belo, intelectualmente plausível e lógico, ou algo inovador e interessante... Porém, se não provier da voz verdadeira, aquilo não terá profundidade, não terá raiz, não poderá se fecundar, os seus frutos não serão capazes de alimentar, pois ali não há a Fonte da Água da Vida - alimento para alma.

 Jesus ao proclamar: "Eu Sou o Que Eu Sou!" revelou um grande mistério: Ele simplesmente é o que é, a sua presença é translúcida, é a própria vida - nele não há sombras, desvios, condicionalidades. Ele não é para alguma coisa. Ele simplesmente é o que é. É o próprio Ser, a Vida. Este é o estado do Ser que se conheceu na Verdade e se realizou plenamente.

O ser humano se forja em meio às ilusões, e aprende com o erro.

A alienação do Ser acontece quando nos alimentamos de algo que essencialmente é incapaz de nos saciar. Ou, quando nossas bases estão firmadas em algo que não nos pertence realmente.

Não é à toa que há tantas lacunas, superficialidades e problemas psicológicos na sociedade atual.

Nesse sentido é que o ser humano precisa de uma mudança radical, às vezes dolorosa e difícil no começo, mas que é o único caminho para a verdadeira felicidade e plinitude. Buscar sinceramente a Verdade, interiorizar-se, e ter a coragem de Ser Quem É!



"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2)




guto (27/05/2012)

Um comentário:

Antes era, agora é. disse...

Obrigada por essas palavras.
A coragem nos faz andar sobre as águas.
Um abraço meu querido.